O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave comercial bimotor de grande porte, projetada e construída pela fabricante holandesa Fokker para atender pedidos de companhias aéreas que atuam no mercado de transporte aéreo doméstico e regional.
Com o desenho baseado no seu antecessor, o Fokker F-28, teve seu lançamento anunciado em novembro de 1983, juntamente com o turboélice Fokker 50. O primeiro voo ocorreu em 1987. Com o nome técnico é Fokker MK-28. Foi a maior aeronave construída por aquele fabricante.
Em relação ao Fokker F-28, as principais mudanças estão na fuselagem bem mais alongada, que acomoda cerca de 108 passageiros com razoável conforto, a aviônica sofisticada e a econômica motorização Rolls-Royce Tay 650, com reduzido nível de ruído, dentro do limite Stage III, e com cerca de 15.000 libras de potência individual para a decolagem.
A boa combinação de asas retas e motores turbofans potentes e econômicos resultou numa aeronave ideal para operar em aeroportos com pistas de médio tamanho, e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional. Em função disso, o Fokker 100 é considerado um sucesso de vendas da companhia holandesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário